Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Melanoma

Melanoma é uma neoplasia maligna muito agressiva que se manifesta principalmente na pele, embora possa desenvolver-se em outros órgãos do corpo, como as superfícies mucosas oral e anogenital, esôfago, meninges e olhos. O diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais para diminuir a sua morbi-mortalidade, principalmente através da excisão cirurgica, que hoje apresenta-se como a forma mais eficaz de tratar a doença. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do melanoma, podemos citar como principais a exposição intermitente à radiação ultravioleta e queimaduras solares, história familiar da doença, pele branca e a presença de nevos melanocíticos displásicos. O diagnóstico clínico da doença baseia-se na presença de algumas características, as quais foram distribuidas no que chamamos ABCD do melanoma:

A – ASSIMETRIA
B – BORDAS IRREGULARES
C – COLORAÇÃO HETEROGÊNEA
D – DIÂMETRO > 6mm

As lesões suspeitas, entretanto, devem ser biopsiadas para que tenham seu diagnóstico confirmado. Morfologicamente, suas células são maiores que as células dos nevos, com núcleos maiores, de contornos irregulares, cromatina distribuída perifericamente e nucléolos proeminentes e eosinofílicos. Elas expandem-se como ninhos mal-formados ou individualmente em todos os níveis da epiderme e da derme. O estudo histopatológico deve ainda estabelecer os índices de invasão de Clark e de espessura de Breslow, mostrados abaixo:




Figura 7. Na classificaçao do melanoma tanto os níveis de Clark como a medição de Breslow são frequentemente utilizados para o estadiamento. Os níveis de Clark obtêm-se pela comparação do nível de invasão tumoral com as camadas da pele. Os tumores são divididos em 5 níveis. Nível I: as células tumorais estão confinadas à epiderme (in situ). Nível II: o tumor invade a derme papilar, atravessando a membrana basal. Nível III: o tumor preenche a derme papilar e estende-se entre a derme papilar e reticular. Nível IV: o tumor invade a derme reticular. Nível V: o tumor invade o tecido subcutâneo. A espessura de Breslow é a medição da profundidade da lesão em milímetros. Os tumores são classilicados em 4 categorias com base na profundidade vertical da lesão, desde o topo da camada granular (ou base da superfície de ulceração) até ao ponto mais profundo de envolvimento tumoral.

O prognóstico para pacientes com melanoma cutâneo é determinado basicamente pela localização e profundidade do tumor primário,e pela presença ou auzência de metástases.

Figura A

Figura B


A figura A mostra uma lesão clínica do melanoma. Na figura B mostra a evolução de um nevo displásico culminando na formação do melanoma.

Agora pesquise sobre outras neoplasias da pele identificando semelhanças e/ou diferenças entre elas e comente sobre sua pesquisa! Contamos com a sua participação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário